Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

terça-feira, 19 de junho de 2018

IMPACTOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES DAS NANOTECNOLOGIAS E OUTRAS NOVAS TECNOLOGIAS

A FUNDACENTRO, em parceria com o RENANOSOMA, realizará, em sua sede em São Paulo, entre os dias 10 e 12 de julho de 2018, o curso intitulado "IMPACTOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES DAS NANOTECNOLOGIAS E OUTRAS NOVAS TECNOLOGIAS". Confira as Informações do evento:  

Introdução: 
As nanotecnologias estão possibilitando mudanças radicais tanto no mundo do trabalho como para a sociedade em geral. Não apenas do ponto de vista das ações possivelmente tóxicas das nanopartículas, principalmente na saúde e na segurança dos trabalhadores, mas também, dentro da chamada convergência tecnológica. Estas novas tecnologias estão impactando o mundo do trabalho através na robotização, impressão 3D, aumento da vigilância nos ambientes de trabalho, indústria 4.0, etc.

Objetivo do curso:
Apresentar possíveis impactos das novas tecnologias, inclusive as nanotecnologias, no mundo do trabalho, assim como, provocar uma reflexão sobre o tema, para que possa haver participação cada vez maior dos trabalhadores e profissionais de SST nos rumos que estas tecnologias vêm tendo. Contribuir para que sejam tomadas medidas no sentido de prevenir acidentes e doenças possivelmente provocadas pela exposição dos trabalhadores a materiais na escala nanométrica.

Público alvo:
Curso aberto a todos os interessados no tema.

Metodologia:
Aulas expositivas, apresentações de vídeos curtos sobre o tema, debates durante todas as aulas.

Participantes:
50

Carga horária:
24 horas

Programação:

08:30h
Abertura
08:40h
Apresentação do curso
Apresentação dos participantes
Filme: nanotecnologia
Dinâmica: “O que você entende por Nanotecnologia e convergência tecnológica”, Desafios esperados pelos participantes para os Profissionais de SST.
10:15h
Intervalo
10:45h
Introdução à nanotecnologia e ao conceito de convergência tecnológica: aplicações gerais e nos vários setores econômicos. Importância do tamanho
Debate
12:30h
Almoço
13:30h
Conceito de nanotoxicologia, possíveis impactos das nanotecnologias na saúde dos trabalhadores
15:30h
Intervalo
15:45h
Possíveis impactos das novas tecnologias com ênfase nas nanotecnologias no meio ambiente.
17:30h
Encerramento

11 de julho de 2018
08:30h
Situação atual da SST frente às novas tecnologias e especialmente às nanotecnologias (as lacunas de conhecimento) Desafios para a prevenção dos possíveis riscos nos ambientes de trabalho
10:15h
Intervalo
10:45h
Continuação
12:30h
Almoço
13:30h
Gestão de riscos (identificação do perigo, análise, avaliação (qualitativa e quantitativa). Control Banding. Princípio da precaução. Participação dos trabalhadores
15:30h
Intervalo
15:45h
Hierarquia dos controles de riscos
17:30h
Encerramento

12 de julho de 2018
08:30h
Nanotecnologia como risco emergente e seus impactos éticos e sociais
10:15h
Intervalo
10:45h
Continuação
12:30h
Almoço
13:30h
As nanotecnologias no Brasil: programas governamentais, regulação.
15:30h
Intervalo
15:45h
Continuação
17:30h
Encerramento

Nenhum comentário: