Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

sábado, 8 de julho de 2017

1ª EDIÇÃO DA REVISTA DE DIREITO DA EMPRESA E DOS NEGÓCIOS DA UNISINOS

Acaba de ser disponibilizado o primeiro volume da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos, reunindo artigos de professores e de dois alunos do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos, além de artigos de professores pertencentes a outras instituições de ensino.

Confira a proposta do Projeto: 

O MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO: OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

           "As aulas do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos iniciaram em meados de agosto de 2015, após receber a aprovação pela CAPES em final de 2014. Envolto em expectativas e dúvidas, as atividades de ensino e pesquisa foram planejadas e, atualmente, estão em fase adiantada e gradativa de implantação.
           O corpo docente participou de atividades de capacitação específica durante os meses de junho e julho de 2015, buscando aprofundar metodologias ativas de desenvolvimento das atividades acadêmicas, utilizando, desde o início, uma mescla de ensino e pesquisa. Os alunos foram desafiados, desde o primeiro encontro com a Coordenação do Curso, a pensarem o seu projeto de pesquisa preliminar, objeto de avaliação durante o processo seletivo, a partir da resolução de problemas complexos que emergem na sociedade.
           Cada professor construiu o seu projeto de pesquisa, observando o alinhamento com a área de concentração – Direito da Empresa e dos Negócios – e a respectiva linha de pesquisa: Direito da Empresa e Regulação ou Direito dos Negócios e Globalização.
           Neste cenário, surgiu a proposta de criação de uma revista, que fosse um espaço para a divulgação das pesquisas e trabalhos que se desenvolvem nas atividades acadêmicas, produção científica de professores e alunos e os trabalhos de conclusão de curso. O foco principal da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios é promover o impacto da produção científica gerada no Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos, e da produção realizada nos demais Mestrados Profissionais em Direito brasileiros. Num primeiro momento, não se tem a pretensão de gerar o impacto meramente formal da produção. Busca-se um espaço acadêmico para receber a produção científica peculiar do mestrado profissional em Direito.
           Por conta disso, se apresenta ao leitor o primeiro número desta revista, que reúne artigos de professores e de dois alunos do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos, além de dois artigos de professores pertencentes a outras IES.

Se deseja uma ótima leitura.
Prof. Dr. Wilson Engelmann, Editor."


Nenhum comentário: