Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nova tecnologia pode viabilizar hidrogênio como combustível

            O hidrogênio sempre foi conhecido como o combustível do futuro: sua combustão permite a produção três vezes mais energia que a mesma quantidade de gasolina, e tem a água como único subproduto. Porém existem alguns empecilhos, tais como a dificuldade de armazenar o gás, altamente inflamável. Para superar esse problema, a empresa britânica Cella Energy apresentou uma nova tecnologia que promete estocar o combustível de forma segura e simples, e assim tornar seu consumo viável em larga escala.
           A Cella Energy usa hidretos - substâncias que absorvem o hidrogênio como uma esponja - para construir fibras minúsculas que são aprisionadas em nanocápsulas de plástico. A estratégia dispensa o armazenamento de hidrogênio sob temperaturas muito baixas ou pressões muito altas e facilita seu uso em bombas de combustível e tanques de carros.

         Os criadores garantem que o hidrogênio aprisionado nas nanocápsulas se comporta como líquido e tem a vantagem de não se inflamar facilmente. Para oferecê-lo ao consumidor, a infra-estruturar de postos teria de passar por mínimas modificações, segundo os desenvolvedores. A ideia é dar aos motoristas a mesma experiência de consumo que têm hoje. "A maioria das pessoas está acostumada a levar três minutos para encher o tanque e andar 450 quilômetros com o carro", disse Stephen Voller, presidente da Cella Energy. "Nossa tecnologia permite a mesma experiência com o hidrogênio, algo que os carros elétricos não conseguem".

           Temos, pois, uma invenção, que se aplicada e gestada no mercado trará uma inovação de grandes dimensões. Parece que finalmente estamos encontrando uma maneira menos nociva e prática de alimentar os tansies de nossos carros, pois, segued Voller, o hidrogênio poderia ser uma alternativa economicamente viável se as nanocápsulas forem produzidas a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e a solar.

           A notícia é realmente promissora, pois trata de revolucionar a disponibilização de combustível automotivo. Trabalhar com o elemento mais abundante do universo tornou-se uma maneira muito viável e limpa de produzir energia em grande escala. A potencialidade do hidrogênio só não está completamente popularizada devido às dificuldades de armazenamento até então, dificuldades essas que estão a ponto de ser superadas, conforme a declaração dos cientistas da empresa Cella Energy. Cabe aos desenvolvedores dessa nova tecnologia uma atitude ambientalmente correta, que pode traduzir-se em no mínimo testar o produto devidamente e avaliar suas más conseqüências - para com o meio ambiente  e para com a sociedade - , na forma mais fidedigna possível, antes de disponibilizar o produto no mercado. Apesar das notáveis vantagens dessa nanotecnologia, os desenvolvedores deverão ter em mente que estão lidando com partículas invisíveis que entrarão em contado com o meio natural, e tomar as devidas medidas de precaução.



FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nova-tecnologia-pode-viabilizar-hidrogenio-como-combustivel

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