Quem somos nós
Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.
Integrantes do Grupo:
Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)
Afonso Vinício Kirschner Fröhlich
Cristine Machado
Daniele Weber Leal
Daniela Pellin
Patrícia dos Santos Martins
Rafael Lima
Raquel von Hohendorff
Patrícia Santos Martins
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
“NANOBUBBLES” – A FUTURA CURA DO CÂNCER?
Cientistas da Rise University (Houston, Texas) descobriram uma técnica que pode levar à cura do câncer. Tal técnica consiste na utilização de nanobolhas que agem diretamente na célula doente, sem danificar as demais saudáveis.
As “nanobubbles” são criadas quando nanopartículas de ouro são tocadas por pequenos pulsos de laser. São pequeníssimas bolhas somadas à anticorpos – levando ao ataque, somente, do alvo certo -, que ao entrarem em contato com a célula cancerígena explodem-na. Segundo Dmitri Lapotko, físico da Rice University e líder do projeto, “a ideia é detectar e tratar as células não saudáveis cedo, antes que a doença progrida ao ponto de deixar as pessoas extremamente doentes”.
A mesma tecnologia foi testada em artérias, constatando-se que também é efetiva em desobstruir artérias com depósitos de gordura.
Dessa forma, acredita-se que as “nanobubbles” podem ser usadas em uma combinação de diagnóstico e terapia, não somente no tratamento do câncer, bem como, na prevenção de doenças advindas de artérias obstruídas.
Fonte: Science Daily
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário