Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

terça-feira, 29 de maio de 2012

II Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente



O grupo JUSNANO, representado pelo Prof. Dr. Wilson Engelmann e Augusto Zimmer Rodrigues, participou, na sexta-feira, 26 de Maio, do II Congresso Internacional Florence de Direito e Ambiente. O evento ocorreu na UCS – Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O trabalho apresentado pelos pesquisadores do grupo tece como título: “Conectando o coração à cabeça”: Os desafios da inovação nanotecnologica “verde”.
A 2ª edição do Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente teve como tema central as discussões Preparatórias para a Rio+20, eis que o Rio de Janeiro sediará, de 13 a 22 de junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), evento este comemorativo aos vinte anos da histórica Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992.
Os temas centrais da Rio+20 pautaram-se na "economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e na "estrutura institucional do desenvolvimento sustentável". Sob este contexto, existe ampla expectativa, nacional e internacional, de que as discussões na cidade carioca constituam oportunidade única para a mobilização dos recursos políticos necessários para desenhar uma saída duradoura para a crise internacional, considerados os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
O II Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente – Preparatório para a Rio+20, cuja primeira edição contou com a participação de mais de mil pesquisadores das questões ambientais, nacionais e estrangeiros, propôs-se, representando a colaboração da Área do Direito, a auxiliar neste processo, inclusive na coordenação de debates e compilação de propostas da Área.