Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

quarta-feira, 24 de março de 2010

Uma nova forma de produção energética


    

     Recentemente, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, descobriram um fenômeno que faz com que ondas de energia sejam lançadas por nanotubos. Esse fenômeno pode levar a uma nova forma de produção de eletricidade.
     Conforme Michael Strano, professor de engenharia química do MIT e um dos autores do estudo, “O fenômeno das ondas de termoforça abre uma nova área na pesquisa de energia, o que é algo muito raro”.
     O nanotubo de carbono é o material essencial para esse acontecimento, nele os átomos estão dispostos como em uma cerca de arame enrolada (como na figura). O experimento consiste em cobrir os nanotubos com um combustível altamente reativo, capaz de produzir calor à medida que se decompõem. Com um laser foi dado início à inflamação do combustível, obtendo-se uma onda térmica que perpassou mais rapidamente o corpo do nanotubo do que o próprio combustível.
     Assim, como com uma temperatura de mais de 2.700º C o anel de calor se moveu pelo nanotubo 10 mil vezes mais rápido do que o espalhamento normal da reação química, acabou por deslocar, junto dessa onda térmica, elétrons, criando, consequentemente, uma corrente elétrica significativa.

     O artigo pode ser lido na íntegra por assinantes da Nature Materials, acessando www.nature.com/naturematerials.

Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11859/divulgacao-cientifica/novo-modo-de-produzir-eletricidade.htm

quarta-feira, 17 de março de 2010

naNO Vapor Muscle Tech


     

       Está à venda nos Estados Unidos um suplemento alimentar (foto) muito procurado, atualmente, pelos atletas. O produto segue a linha dos suplementos de óxido nítrico, que prometem maior vascularização, força e volume muscular. Conforme dados da MUSCLETECH, o laboratório fabricante do suplemento, foram empregados oito anos de pesquisas e estudos científicos.
       O suplemento merece destaque no blog já que possui nanotecnologia na sua fabricação, chamando a atenção ao fato de que, por ser constituído por tão pequenas partículas, a tampa ao ser deixada aberta por algumas poucas horas fará restar somente um pouco do produto, porquanto facilmente se dispersa no ar.
      O naNO Vapor passa a ter efeito após 30 minutos da ingestão, agindo em várias áreas do corpo humano:
     - Na estimulação psíquica, aumenta o foco, concentração e velocidade dos impulsos nervosos transmitidos ao músculo;
     - Estimulação da resposta anabólica de hormônios como HGH e testosterona, elevação da síntese protéica e redução dos níveis de cortisol;
       - Volumização celular e vasodilatação.
      Todavia, o produto não pode ser vendido no Brasil, pois a comercialização do naNO Vapor não foi autorizada, uma vez que não possui registro na ANVISA. Entretanto, o produto pode ser adquirido nos Estados Unidos, ficando o comprador sujeito ao pagamento de tributos e à apresentação da receita médica para sua liberação à ANVISA.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Prezados colegas, membros do grupo e seguidores,

     Convidamos a todos a comparecerem na reunião do dia 05 de março; na ocasião teremos a apresentação do Prof. Dr. Wilson Engelmann e de André Stringhi Flores abordando a temática das nanotecnologias sob a égide dos dispositivos legais insculpidos na Lei de Inovação, Lei do Bem, PADIS e Lei Estadual de Inovação Tecnológica/RS.



     Seguem algumas referências, a título complementar da temática.




     As próximas reuniões ocorrerão nas datas que se seguem:

1) 05/03: Lei de Inovação e Lei do Bem: Wilson e André Stringhi Flores;
2) 26/03: legislação do RS sobre inovação tecnológica: Águeda Bichels;
3) 09/04: Lei de Biossegurança e Lei Orgânica da Saúde: Vitor;
4) 30/04: Lei nº 6.938/81 (Meio Ambiente): Carmo;
5) 07/05: Lei nº 9.279/96 (Propriedade Industrial) e Lei nº 9.782/99 (ANVISA): Suse Botelho;
6) 28/05: Código de Defesa do Consumidor: Viviane Senger e Marcos Catalan (professores do Curso de Direito, novos integrantes a participarem do Grupo);
7) 11/06: Livros: Henry Etzkowitz. Hélice Tríplice: Universidade-Indústria-Governo: Inovação em Movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009 (Brasília); e Alsones Balestrin e Jorge Verschoore. Redes de Cooperação Empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bokman, 2008 (Rosa Bavaresco).

     Estas reuniões sempre ocorrerão às 14horas, na Sala 4A102.


     Agradecemos a atenção e o carinho de todos, e nos encontramos nesta sexta-feira.


Bruna Ely – bolsista de Iniciação Científica e nova moderadora do blog.